Translate

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"O mistério da estrada de Sintra", Eça de Queirós



Título: O mistério da estrada de Sintra

Autor: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão

Editor: Lusolivros

Formato: Pdf e Epub



Plano Nacional de Leitura - Leitura autónoma para o 3º ciclo



"Considerada a primeira obra portuguesa de cariz policial “O Mistério da Estrada de Sintra” guarda ainda o interesse histórico de fazer parte de uma estratégia usada pelos seus autores – Eça de Queirós e Ramalho Ortigão – para enganar os leitores levando-os a pensar que se tratava de um caso real, tal como faria 68 anos depois Orson Welles no seu relato por rádio da “Guerra dos Mundos”.
Em pleno verão de 1870, os então jovens escritores e amigos, Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, decidiram fazer algo inédito: escrever uma obra de ficção mas fazendo-a crer como sendo real, com a intenção de assustar Lisboa, na qual se narrava a história de um assassinato ocorrido na estrada de Sintra. Tendo como única inspiração a força da imaginação, começaram a escrever. Combinavam os dois, na véspera, o desenrolar da história e enviavam o original, em forma de carta anónima, para o director do  jornal Diário de Notícias, que a publicava diariamente, como uma reportagem verídica. E, de facto, o “mistério” foi lido avidamente e conseguiu preocupar os lisboetas. Houve até leitores que acreditaram nos factos narrados, chegando inclusive a fazerem-se investigações policiais no local. O caso só se resolveu quando, ao fim de dois meses, os autores identificaram-se e explicaram que, afinal, tudo não passava de um romance ficcional.
Recebeu a sua versão em livro em 1884 – 14 anos depois de ter sido publicada em folhetins no Diário de Notícias entre Julho e Setembro de 1870. "

Sem comentários:

Enviar um comentário